Exames

A partir de janeiro de 2018, com a renovação do convênio entre a Capes, CNPq, a Embaixada da França e a Delegação Geral da Aliança Francesa no Brasil, o Teste de Proficiência da Capes/CNPq foi descontinuado.

O exame pode ser substituído pelas seguintes certificações de reconhecimento internacional:

Consulte as páginas de nossas certificações e calendário de provas de 2018.

IMPORTANTE:

Os testes Capes/CNPq realizados em 2017 continuarão válidos em 2018 dentro do prazo de validade do mesmo, que é de 1 ano a contar da data da realização das provas. Para os candidatos que prestaram a última prova desse teste em 08/12/2017, terão a validade do atestado de resultados até 07/12/2018.

Haverá um período de transição, no qual 3 tipos de exames passarão a ser aceitos pelos processos regidos pela Capes/CNPq: Proficiência Capes/CNPq, TCF e DEL/FDALF.

< subir >

delf dalfDELF / DALF

O DELF (Diplôme d´Etudes en Langue Française) e o DALF (Diplôme Approfondi de Langue Française) são diplomas de francês para estrangeiros, concedidos e reconhecidos oficialmente pelo Ministério da Educação da França.
Desde de 2005, estes diplomas correspondem às referências de níveis de língua definidas pelo Conselho da Europa e denominadas Quadro Europeu Comum de Referência para as Línguas.

O Referencial Europeu estabelece 6 níveis de competência para qualquer idioma.

Níveis A
Usuário elementar

Níveis B
Usuário independente

Níveis C
Usuário experiente

Iniciante

Intermediário

Patamar de referência

Avançado

Autônomo

Domínio da língua

DELF A1

DELF A2

DELF B1

DELF B2

DALF C1

DALF C2

Capacidade de interagir de maneira simples num contexto usual Importância das principais funções de comunicação: cumprimentar, pedir informações Capacidade de participar de um debate, de expressar opiniões, de superar dificuldades e de se relacionar com facilidade Capacidade de argumentar, de manter uma conversação fluente, de perceber seus próprios erros Caracterizado pela fluência Caracterizado pela fluência e precisão em todas as áreas

Características dos diferentes diplomas:

  • Os diplomas DELF A1 e DELF A2 correspondem à aquisição das competências básicas do francês. Atestam ao seu titular a capacidade de se comunicar em francês nas situações mais corriqueiras da vida quotidiana, utilizando um nível de língua simples e desprovido de ambigüidades.
  • Os diplomas DELF B1 e B2 correspondem a um aprofundamento destas competências. São centrados em um conhecimento geral da civilização francesa e francófona, bem como em uma primeira orientação temática, na área escolhida pelo candidato.
  • O DALF C1 corresponde a um aperfeiçoamento voltado para cursos universitários: o titular do DALF C1 deverá ser capaz de acompanhar as aulas sem dificuldade em universidades da França, na área de sua escolha. Este diploma permite ao seu portador o acesso direto na universidade, dispensando o teste de nivelamento de língua.
  • O DALF C2: O candidato deverá ter um conhecimento da língua em nível universitário, e dominar os diferentes registros da língua, desde a língua coloquial até a língua culta padrão, ou mesmo literária. O portador deste diploma estará apto a acompanhar um programa de rádio ou de televisão sobre um tema específico, ou ainda, a assistir filmes sem legendas.

Para mais informações sobre o calendário das sessões, tipo de exame e preços, entre em contato com a Aliança Francesa de São Carlos.

visite o site Visite o site do Centre International d’Études Pédagogiques (CIEP)

< subir >

chambreCCIP

Certificados e Diplomas
Concedidos pela Câmara de Comércio e Indústria de Paris.
Os exames em francês especializado testam as habilidades do candidato em diferentes áreas profissionais em diferentes níveis.

CFP: Certificado de Francês Profissional
Destina-se a pessoas que não têm o francês como primeira língua e que gostariam de aprender o idioma em um contexto profissional, recebendo um certificando do conhecimento adquirido na sua área de atuação.

defenseDFA 1: Diploma em francês para negócios – nível 1
Destina-se a estudantes, trainees e profissionais que procuram ter um bom domínio de francês, visando a comunicação nos negócios. O candidato aprovado recebe um diploma, certificando o conhecimento adquirido nesta área.

DFA 2: Diploma em francês para negócios – nível 2
Destina-se a pessoas que procuram um certificado que ateste sua habilidade em usar o francês em diversas situações sociais e profissionais, incluindo situações de responsabilidade.

CFJ: Certificado de Francês Jurídico
Destina-se a estudantes, trainees e profissionais que trabalham diretamente com francês jurídico ou àqueles que o utilizam no seu dia a dia.

CFTH: Certificado de Francês de turismo e hotelaria
Destina-se a profissionais que trabalham atualmente no ramo de turismo, hotelaria e restaurantes ou a estudantes e trainees que se preparam para empregos nesta área.

CFS: Certificado de Francês para secretariado
Destina-se a estudantes que se preparam para trabalhar no campo do secretariado e para profissionais atualmente empregados ou procurando emprego nesta área.

Para mais informações sobre o calendário das sessões, tipo de exame e preços, entre em contato com a Aliança Francesa de São Carlos.

< subir >

chambre de commerceTCF

O TCF é um teste de avaliação do nível lingüístico em francês do Ministério da Educação Nacional da França, idealizado pelo Centro internacional de estudos pedagógicos – CIEP.
Trata-se de um teste padronizado e mensurado, que classifica os candidatos em um dos seis níveis da escala definida pelo Conselho da Europa (Quadro europeu comum de referência) e pelo Grupo ALTE (Association of language testers in Europe), indo do nível A-1 (elementar) ao nível C2 (superior avançado).

O TCF é destinado a dois tipos de público

– público não especializado (TCF/público em geral) que se apresentará ao TCF e a uma das provas facultativas de expressão (ou as duas, se necessário).
– estudantes estrangeiros tendo apresentado um Pedido de Admissão Prévia (TCF/DAP) ao ingressar no primeiro ciclo dos estabelecimentos de ensino do francês.
Vale ressaltar que são os Serviços de Cooperação e de Ação Cultural que enviam o dossiê DAP completo para as universidades, cabendo às Alianças Francesas o envio de uma cópia dos resultados do teste aos SCAC (Serviços de Cooperação e de Ação Cultura da Embaixada), responsáveis pela ficha de cada candidato.
N.B.: Por ser válido por dois anos, o TCF/DAP permite que os candidatos façam o teste sem a necessidade imediata de apresentação do Pedido de Admissão Prévia.

O TCF/público em geral contém testes obrigatórios e testes facultativos.
O TCF apresenta-se, para as provas obrigatórias, sob a forma de um questionário de múltipla escolha contendo 80 questões, para as quais só há uma resposta possível entre as quatro opções propostas, voltado para a compreensão escrita, o domínio das estruturas gramaticais e a compreensão oral.
As duas provas facultativas avaliam a expressão oral e escrita.
N.B: O candidato só poderá inscrever-se em uma ou duas provas facultativas caso já tenha realizado anteriormente as provas obrigatórias (válidas por dois anos). Neste caso, no ato da inscrição, ele deverá fornecer o seu código.
O TCF/DAP contém provas obrigatórias (cuja apresentação é a mesma que é acima referida) e é complementado por uma prova específica obrigatória de expressão escrita.

Para mais informações sobre o calendário das sessões, tipo de exame e preços, entre em contato com a Aliança Francesa de São Carlos.

< subir >

chambre de commerceTEF

O TEF / “Test d’Evaluation de Français” (Teste de Avaliação de Francês) foi criado em 1988 pela Câmara de Comércio e de Indústria de Paris, e tem por objetivo avaliar o nível de conhecimentos em francês daqueles que não têm a língua francesa como língua materna. A CCIP gerencia a concepção e a correção dos testes, assim como concede atestados de resultados.

O TEF é adaptado às necessidades
– dos candidatos: validação acadêmica do nível de francês, projeto pessoal de mobilidade, estudos na França, imigração para um país francófono, motivação pessoal.
– das empresas: processo de contratação de pessoal, mobilidade, promoção salarial.
– dos centros acadêmicos: insrumento de posicionamento, validação a posteriori de um aprendizado de francês, seleção com base em critérios lingüísticos.

Além disso, desde julho de 2002, o TEF é o único teste de língua francesa reconhecido pela «Citoyenneté et Immigration Canada» (CIC – Cidadania e Imigração Canadá), órgão do Governo federal canadense, para atestar o nível de língua francesa dos candidatos à imigração para esse país. Os candidatos que queiram aproveitar o resultado do TEF para apresentar uma solicitação de entrada para o Canadá deverão realizar todos os testes, obrigatórios e facultativos.

O TEF na Aliança Francesas de Brasília
Em junho de 2003, foi assinado um acordo de cooperação entre a Câmara de Comércio e de Indústria de Paris e a Delegação Geral da Aliança Francesa de Paris no Brasil, para a implementação do TEF nas Alianças Francesas de algumas cidades dentre elas, a capital federal.

Para mais informações sobre o calendário das sessões, tipo de exame e preços, entre em contato com a Aliança Francesa de São Carlos.

< subir >