• Aliança Francesa de São Carlos

Curiosités - Frontières: Duas curiosidades sobre fronteiras de países francófonos



Um pé lá, outro cá

A primeira, sobre a Bélgica, onde se falam francês (na Walônia, ao sul) e holandês (em Flandres, ao norte). A fronteira entre esse país e os Países Baixos (ou Holanda, se preferir) é um tanto caótica. As linhas de demarcação passam no meio das cidades e mesmo no meio das casas. Há residências que estão sobre as linhas e em certos casos, é a porta de entrada que se encontra exatamente na fronteira.


Então, onde moram os habitantes dessas casas?

Simples! Decidiu-se que o endereço corresponderia à posição da campainha: se esta estivesse do lado belga da porta, a casa seria registrada na Bélgica, senão, na Holanda. Alguns optaram por duas campainhas, uma de cada lado; com isso, certas casas tem dois números, um belga e um holandês. É muito chique: você dorme na Bélgica, acorda, vai até a cozinha e toma café da manhã na Holanda! Se você estiver visitando a região, pare num café e coloque sua cadeira bem em cima da linha (Ah, sim! Estão pintadas no chão) e sente-se… Oh! Là-là!


Dar um rolê na França e voltar no mesmo dia

Outra curiosidade: a fronteira entre a França e a Espanha se estende por 623 km.

É a maior fronteira da França?

Não!

A fronteira terrestre mais longa da França é com…

o Brasil, e tem 730,4 km.


Sim!!! Ao contrário do que muitos pensam, a Guiana francesa não é um território, mas sim uma região, exatamente como a Bretanha ou a Normandia. Ou seja, entrando na Guiana, você estará na República Francesa, usará o euro e ficará sob a responsabilidade do Macron (certo, essa última foi um pouco exagerada!).

Basta ir até o Amapá, se você já não morar lá, e dizer aos amigos: “Só um instante, vou dar um pulinho ali na França e já volto”.

Um arraso!!! Ou seja, dá para ir à França a pé. Mon Dieu!

Attention!!!

A Guiana faz parte da França e da União Europeia, mas não do espaço Schengen. Para ir da Guiana para algum país da Europa, você precisará de visto.

8 visualizações

Apoio

Institucional

Contato

©2019 Aliança Francesa - Criado por Leonardo C. de Oliveira