• Leonardo Cardoso de Oliveira

Dica AF - Le combat ordinaire



Le combat ordinaire, de Manu Larcenet, um dos mais importantes quadrinistas franceses, é uma série de quadrinhos publicada em quatro volumes pela Dargaud entre os anos de 2003 e 2008*. A bande-dessinée persegue a trajetória de Marco, um fotógrafo de guerra que, após abandonar o seu ofício, decide voltar para casa, refugiando-se em uma pequena cidade do interior da França.

Após reencontrar seu pai, um trabalhador do porto que durante décadas foi responsável pela movimentação da cidade e que agora está prestes a implodir, Marco encontra também um novo propósito para a sua existência. Em meio às suas frequentes crises de ansiedade e sua recente falta de inspiração, o personagem assume a tarefa de fotografar os portuários da cidade em seu trabalho e, assim, busca registrar as suas identidades antes que estas sejam esquecidas.

Através desse processo, o fotógrafo trava um verdadeiro combate contra o esquecimento, o qual é metaforizado, sobretudo, pela figura de seu pai – quem, mais tarde, descobrimos estar com Alzheimer. É por meio de seu combate que o personagem passará também a indagar o sentido de sua obra e o modo como construímos nossas histórias ao atravessarmos o mundo.

*Os quatro volumes de Le combat ordinaire são:

- Le combat ordinaire (vol. 1);

- Le combat ordinaire: les quantités négligeables (vol. 2);

- Le combat ordinaire: ce qui est précieux (vol. 3) e;

- Le combat ordinaire: planter des clous (vol. 4).

Manu Larcenet também é autor de Les cosmonautes du futur (2000 – 2004), Le retour à la terre(2002 – 2008), Blast (2009), entre outros trabalhos.

4 visualizações

Apoio

Institucional

Contato

©2019 Aliança Francesa - Criado por Leonardo C. de Oliveira