• Aliança Francesa de São Carlos

Onde encontrar notícias em francês?

Para aprender a falar e compreender um novo idioma, a prática da leitura é essencial. A cada tentativa, principalmente nas primeiras vezes, surgirão dúvidas quanto ao significado e à pronúncia das palavras, mas esses obstáculos fazem parte da jornada. Uma super dica para manter o foco consiste em tentar entender, ao máximo, o contexto do que se está lendo. Isso ajuda bastante na compreensão e amplia o vocabulário.

Partindo dessas premissas, nossas dicas de hoje são canais de comunicação da imprensa francesa. Aos poucos, você pode criar o hábito de acompanhar esses meios de informação, além de melhorar a interpretação textual e ficar mais por dentro do que está acontecendo no dia a dia dos franceses.


Bonne lecture!



LE MONDE

Fundado em 1944 pelo jornalista francês Hubert Beuve-Méry (1909-1989), o Le Monde figura entre os principais jornais da França e do mundo. Reúne notícias, reportagens e editoriais analíticos sobre os fatos mais importantes do momento. Também conta com podcasts e serviços pagos que incluem aulas de ortografia e gramática, dicionário de citações e jogos de lógica, entre outros.


LE FIGARO

Considerado um dos maiores concorrentes do Le Monde, o Le Figaro é o jornal mais antigo da França. Lançado em 1826 como um semanário de artes e literatura, seus fundadores são o dramaturgo Maurice Alhoy (1802-1856) e o escritor Étienne Arago (1790-1854). O nome Le Figaro remete ao personagem das comédias criadas por Pierre-Augustin Caron de Beaumarchais (1732-1799), que deram origem às famosas óperas As Bodas de Fígaro, de Mozart (1756-1791), e O Barbeiro de Sevilha, de Rossini (1792-1868).


LE NOUVEL OBSERVATEUR

Em circulação desde 1964, esta revista de notícias foi criada por Jean Daniel (1920-2020), um dos grandes nomes da esquerda francesa, ao lado do empresário Claude Perdriel (1926). Conhecida por abraçar causas sociais, traz assuntos da atualidade e a reflexão de colunistas, bem como matérias, entrevistas e pesquisas mais aprofundadas. Também chamada de L'Obs, a publicação tem distribuição semanal.


L’EXPRESS

Esta é outra revista semanal de notícias que também aborda assuntos atuais, envolvendo política, economia e cultura. Foi criada em 1953 como suplemento do jornal diário financeiro Les Échos, sob o comando de Françoise Giroud (1916-2003), então diretora da revista Elle, e Jean-Jacques Servan-Schreiber (1924-2006), antigo autor de artigos do Le Monde.



TV5MONDE

Inaugurada em 1984, esta rede de televisão francófona transmite vários programas produzidos na França, na Bélgica, na Suíça e no Canadá. Além disso, conta com a plataforma TV5Monde Edu Brasil, no qual a programação é legendada em português, além de conteúdos educativos para reforçar o aprendizado em francês. Está disponível com exclusividade para alunos da Aliança Francesa matriculados nos cursos regulares.


RFI

A Radio France International – RFI é uma rádio que transmite notícias em francês e em outros 15 idiomas. Graças as suas redações localizadas em Paris e a sua rede única de 400 correspondentes espalhados pelos cinco continentes, oferece programas, reportagens e debates sobre as mais variadas pautas. Para quem está aprendendo francês, o site apresenta uma seção com material para leitura e compreensão, escuta e exercícios. Acesse Savoir RFI.


17 visualizações

Apoio

Institucional

Contato

©2019 Aliança Francesa - Criado por Leonardo C. de Oliveira